Cláudio Picazio, que é uma fera no assunto, responde algumas dúvidas envolvendo o tema:

Quando se sabe que uma pessoa é homossexual?
Carla, 17 anos.
Uma pessoa sabe que é homossexual quando sente desejos por alguém do mesmo sexo. Esses desejos podem ser afetivos ou também sexuais.

Gosto muito de um amigo meu. Tenho vontade de abraçar ele. Isso é coisa de veado?
Mauro, 15 anos.
O que acontece com você é super comum entre os homens. Somente a vontade de abraçar o seu amigo não faz de você um homossexual. Para ser homossexual, você deveria sentir também atração física, tipo vontade de tocar o corpo, beijar e até fazer sexo. É comum entre mulheres demonstração de carinho e afeto e isso não as transforma em homossexuais.

Tenho um amigo que é gay. Se eu continuar amigo dele, vou ser também?
Piero, 15 anos.
Se ele gosta de homens para relacionamentos mais íntimos, você só será igual a ele se também tiver o mesmo desejo. Homossexualidade não contamina, assim como a heterossexualidade também não. Continuar sendo amigo dele pode te transformar numa pessoa mais capacitada para lidar com as diferenças. Essa característica é fundamental para conseguirmos construir um mundo mais justo para todos.

Tire suas dúvidas sobre sexualidade
Se você tiver outras dúvidas sobre sexualidade, mande um e-mail para Cláudio Picazio. Ele terá o maior prazer em trocar uma idéia contigo: cmsp@uol.com.br