
São Paulo oferece capacitação profissional para soropositivos e familiares
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA AIDS
Informática, culinária, hotelaria, estética, jardinagem, idiomas. Desde que foi criado, em janeiro deste ano, o projeto de capacitação profissional da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para pacientes soropositivos e seus familiares já conseguiu encaminhar 60 pessoas para cursos profissionalizantes.
Os encontros acontecem às segundas e quintas-feiras, das 13h às 15h, ocasião em que assistentes sociais do Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/AIDS fazem os encaminhamentos de acordo com o perfil do interessado.
"Há cursos para todos os gostos e talentos. Ao todo mantemos contato com mais de cem entidades. É uma forma de auxiliar a pessoa a retornar ao mercado de trabalho", relata Carmen Kobayashi, que trabalha há mais de 10 anos no CRT. Os encaminhamentos para os cursos são realizados respeitando-se a situação, perfil e momento de vida do paciente. "Ele pode buscar formação para montar um negócio próprio ou para retornar ao mercado de trabalho", explica Carmem.
O projeto é oferecido em parceria com a "Casa de Serviço", entidade filantrópica que assiste a pessoas em situação de alta vulnerabilidade social.
"Identificamos pessoas que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social devido ao desemprego e desqualificação profissional. Constatamos que há pessoas que não são alfabetizadas ou são semi-alfabetizadas - sem conclusão do ensino fundamental e médio. A falta de escolarização, aliada à ausência de qualificação, afasta a pessoa dos seus objetivos, deixando-a em exclusão social", observa Carmen.
Luiza Cerqueira, assistente social do CRT, ressalta que a iniciativa é a ampliação de um trabalho individual iniciado durante atendimento no ambulatório do CRT DST/AIDS-SP. "Alguns pacientes que passaram pelos cursos hoje se encontram empregados", declara.
Redação da Agência de Notícias da AIDS
Dica de Entrevista
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
Tel.: (11) 3066-8701 / 8702/ 8064
E-mail: imprensa@saude.sp.gov.br









