
A Aids é uma doença infecciosa provocada pelo vírus HIV. Ela age no sistema imunológico (de defesa) do paciente. Com isso, as células de defesa da pessoa ficam comprometidas e ela fica mais vulnerável a outras doenças, como infecções e alguns tipos de câncer. Uma gripe comum, que passaria sozinha numa pessoa saudável, pode virar um problema sério para alguém que tem Aids.
O HIV pode ser transmitido pelo contato sexual sem proteção, pelo uso compartilhado de seringas para drogas injetáveis, por transfusões de sangue contaminado (o que é muito incomum no Brasil hoje) e da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
Para que haja a contaminação, precisa haver contato direto entre secreções portadoras do HIV (sangue, esperma, fluído vaginal, leite materno) com uma área desprotegida do corpo de outra pessoa (ferimentos ou mucosa). Não há como o HIV ser transmitido de outra maneira.
Portanto é impossível contrair o HIV através de abraço, aperto de mão, beijo, se você compartilhar talheres, copos, sabonete, roupas, lençóis, nadar na mesma piscina, usar o mesmo banheiro ou ter qualquer tipo de contato social com um soropositivo. Picadas de insetos também não transmitem a doença.
DR.JAIRO BAUER