Está curioso para saber como é o comportamento sexual dos chimpanzés, já que eles apresentam 99% de identidade genética com o homem? Será que eles se comportam de forma parecida com a nossa?
As chimpanzés fêmeas, além de serem mais "assanhadas" que os machos, são chegadas num sexo grupal. Há relatos científicos de fêmeas mantendo relações sexuais com oito machos diferentes em apenas 15 minutos. Outras chegaram à marca de 84 "transas" em oito dias, com sete parceiros distintos. Bem animadas essas "moças", não?
A cópula (transa) é muito breve e dura geralmente 15 segundos, podendo levar até um minuto. Mas após curtos intervalos pode ser repetida uma ou duas vezes.
As fêmeas no cio costumam ter o comportamento de "apresentar" o traseiro, que na verdade funciona como se elas exibissem seus genitais, convidando um macho para a atividade sexual. É a forma de atrair o macho!
Por fim, após a cópula, os parceiros se separam sem maiores cerimônias. E não há formação de um casal para eventualmente tomar conta da cria. Alguns desses comportamentos soam vagamente conhecido? Pois é!
Andrea Bouer, 33, é médica veterinária com doutorado pela UNESP-Jaboticabal