Vacina terapêutica contra o HIV consegue redução significativa da carga viral












Novo procedimento tem como objetivo substituir tratamentos de longa duração com os atuais medicamentos anti-retrovirais


Equipe do Hospital Clinic de Barcelona, Espanha, desenvolveu uma vacina terapêutica contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Embora a redução da carga viral ainda seja considerada insuficiente, esta é a primeira vacina a obter resposta positiva na maioria dos pacientes.

As vacinas terapêuticas são uma linha de pesquisa prioritárias do HIVACAT, programa catalão para o desenvolvimento de vacinas terapêuticas e de prevenção contra o HIV.

Este tipo de vacina ajuda os pacientes portadores da infecção pelo vírus a combater e controlar o aparecimento da AIDS, da mesma forma que os atuais tratamentos anti-retrovirais. O objetivo final das vacinas terapêuticas é evitar um tratamento de longa duração com medicamentos anti-retrovirais.

A equipe de pesquisa, liderada pelo doutor Josep Maria Gatell, do Hospital Clínic, desenvolveu um modelo da vacina com base em células dendríticas do próprio paciente.

O estudo

Um total de 24 pacientes participaram do estudo clínico duplo-cego, metade dos quais formaram o grupo controle e não receberam a vacina. Nenhum desses pacientes recebeu tratamento anti-retroviral e para entrar no estudo tinham de manter um bom t de carga linfática sangue.

A vacina foi personalizada e produzida a partir de células dendríticas de cada paciente sensibilizado em laboratório contra uma forma inativa de seu próprio vírus. A vacina foi administrada em três doses com um intervalo de duas semanas entre cada uma.

No final de 24 semanas, a maioria dos pacientes tinha experimentado uma diminuição na carga viral. Essa queda foi significativa em alguns deles, mas em nenhum caso o vírus se tornou indetectável. No entanto, esta é uma melhora importante com relação a iniciativas anteriores, que com uma vacina semelhante alcançou uma resposta modesta em 30% dos pacientes tratados.

Nenhuma vacina terapêutica alcançou até agora o mesmo nível de resposta, como neste estudo. Um novo estudo clínico está em andamento para testar a administração da vacina em conjunto com drogas anti-retrovirais para permitir uma melhoria nos resultados.

O estudo foi publicado pelo Journal of Infectious Diseases e contou com a colaboração de pesquisadores da França e dos Estados Unidos.