
Público feminino foi escolhido porque a infecção entre as mulheres está em constante crescimento
O Ministério da Saúde vai distribuir 80 milhões de camisinhas neste Carnaval. O foco da campanha são garotas jovens, entre 15 a 24 anos. O objetivo é diminuir o número de casos da doença na faixa etária, que tem aumentado nos últimos anos.
Pesquisa realizada pelo órgão revela que a maioria das brasileiras dispensa o preservativo ao iniciar um novo relacionamento, mesmo que seja apenas uma relação casual. Foram entrevistadas 19 mil mulheres e 51% delas declararam praticar sexo Publicidade inseguro contra 40% de universo semelhante questionado em 2002.
Uma pesquisa feita em 2010 aponta que o número de mulheres com a doença entre 13 e 19 anos supera o de homens infectados na mesma faixa etária. Em relação às outras idades, o números de homens com HIV é maior do que o de mulheres. Estimativas apontam que cerca de 630 mil pessoas no país vivem com o vírus, sendo que 255 mil não sabem que têm a doença.
Em entrevista à Rádio Jovem Pan,diretor do Hospital Emílio Ribas, o infectologista David Uip, explicou que há uma banalização diante da epidemia de diversas faixas etária de ambos os sexos. “As pessoas esquecem do que aconteceu na década anterior. Na conversa com pacientes, eles relatam que não estão atentos as medidas de proteção. O tripé: drogas, álcool e sexo rolam sem limite e obviamente, os resultados são claros”. Ouça a entrevista completa.









