
O jornalista da BBC Ray Gosling reabriu o debate sobre a eutanásia no Reino Unido, ao reconhecer em um documentário emitido pela rede pública que no passado ajudou a matar seu parceiro aidético quando as dores da doença se tornaram insuportáveis.
Gosling, de 70 anos, fez esta surpreendente revelação durante a gravação do programa "East Midlands Inside Out" transmitido na última segunda à noite no canal BBC1.
O roteirista e jornalista de Nottingham confessou que asfixiou seu amante doente com uma almofada, cuja identidade não revelou, e com o qual tinha um pacto para ajudá-lo a morrer no caso de que as dores viessem a aumentar de uma forma extrema.
- "Uma vez matei alguém... Era meu amante e tinha AIDS. Peguei uma almofada e asfixiei-o até que morreu e não me arrependo. Fiz o correto", confessou Gosling.
Ainda que não tenha entrado em detalhes sobre o local e o momento em que ocorreu, o repórter explicou que seu ex parceiro estava hospitalizado e que os médicos tinham assegurado que já não podiam fazer nada mais por ele.
- "Pedi ao médico que me deixasse com ele um momento. Foi-se por um momento e ao regressar eu falei que ele já tinha ido. Nunca voltou a mencionar nada mais a respeito".
Gosling justificou sua ação ao assinalar que "quando se ama alguém, é duro vê-lo sofrer" e admitiu que tinha sentimentos contraditórios sobre a eutanásia.
Questionado sobre qualquer possível sentimento de culpabilidade, respondeu que não tinha "absolutamente nenhum pesar" sobre o ocorrido. Gosling também considerou que com esta confissão podia propor a possibilidade de que fosse interrogado pela polícia.
E foi o que aconteceu, Gosling não foi somente chamado a prestar esclarecimento senão que foi preso hoje de manhã como suspeito de assassinato.
O suicídio assistido é crime na Grã-Bretanha e pode ser punido com pena de até 14 anos de prisão. Por este motivo dezenas de doentes terminais britânicos já foram morrer em clínicas na Suíça, onde a prática é legal.
Leia mais em: Uma vez matei alguém: era meu amante e tinha AIDS - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=10502#ixzz1JpTCGMRj