BLABLABLA POSITIVO: MUITA INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO
























Blog, criado pela escritora Silmara Retti, desenvolve um importante trabalho de prevenção em escolas e comunidades próximas de Ubatuba (SP).

Levar informação sobre DST/aids para escolas e comunidades por meio de uma linguagem simples e descontraída. Assim é o projeto Blablabla Positivo, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba e apoio da Associação Comercial e FUNDART. Capitaneado pela escritora Silmara Retti, a iniciativa auxilia jovens de Ubatuba e regiões próximas através de livros, cartazes educativos, vinhetas em rádios, matérias em jornais e diversas.



“O Projeto Blablablá Positivo surgiu a partir do lançamento do livro ‘Flash, você sabe o que eu tenho?’, cujo prefácio foi escrito pela Coordenadora Estadual de DST/ Aids Dra. Maria Clara Gianna. Nele eu conto a minha história ao lado do meu primeiro marido, Fábio Retti, que faleceu aos 33, após um surto de esquizofrenia e muita luta contra o preconceito e a discriminação. Na obra também falei sobre a minha trajetória como escritora e pessoa que vive com HIV há doze anos”, explica Silmara.

Sucesso em seu lançamento, o livro passou a ser distribuído gratuitamente para diversos lugares e acervos como a Sociedade Viva Cazuza, UNESCO, USP e logo despertou a curiosidade das pessoas acerca da autora. Foi então que Silmara resolveu sair do programa de DST/aids de Ubatuba, onde trabalhava há oito anos, para criar o Blablablá Positivo. Há três anos na estrada, o projeto influencia diversos núcleos da sociedade civil como grupos de profissionais que trabalham com projetos ligados à DST/aids, delegacias femininas, faculdades, universidades, escolas municipais e estaduais, ONGs, postos de saúde, igrejas, comunidades carentes e muito mais.

“Quando conversamos com as pessoas, há uma interação de idéias, informações, questionamentos e objetivos. Tudo fica mais harmonioso. No final das palestras nos abraçamos, cantamos, tiramos fotos e nos emocionamos. Acredito que neste momento conseguimos passar a mensagem que, mesmo diferente, somos todos iguais e merecemos respeito! O mundo não precisa de super heróis, mas sim de seres humanos, de verdade”, completa Silmara.

O próximo passo do Blablabla Positivo é a organização do I Desfile de Beleza Mix Sem preconceito, que contará com a presença de cadeirantes, portadores de algum tipo de deficiência, soropositivos ou não. “Para nós o mais importante é ressaltar a auto-estima e a beleza natural de ser o que somos”, conclui Silmara, adiantando que, a partir de fevereiro, já estará funcionando a ONG Blablablá Positivo.