CRISTO REDENTOR TERÁ ILUMINAÇÃO ESPECIAL PARA LEMBRAR A SEMANA DE COMBATE ÀS HEPATITES















18/05/2011 - 16h

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganhará nas noites desta quinta e sexta-feira, uma iluminação em vermelho e amarelo para chamar a atenção sobre a semana de combate às hepatites. A nova iluminação é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) com o apoio da Arquidiocese do Rio do Janeiro.

Estarão presentes na cerimônia no alto do Corcovado, o padre Omar Raposo, que fará a bênção à campanha; o presidente da ABPH, Humberto Silva, representantes da área de saúde, entre outras autoridades.

Só no Brasil existem oficialmente seis milhões de pessoas com hepatite dos tipos B e C, as formas mais graves da doença. No mundo são cerca de meio bilhão de portadores do vírus.

"A doença é chamada de assassino silencioso, pois se desenvolve durante vários anos sem dar nenhum sintoma, provocando cirrose e até câncer de fígado", diz Humberto.

Para ele, tão importante quanto alertar sobre a doença e sua proliferação é comunicar à população que existe tratamento e cura. "Nosso maior objetivo com este ato é iluminar a consciência dos brasileiros, para que realizem testes de detecção do vírus, excluindo o Brasil do altíssimo índice de pessoas que ignoram estar infectados", ressalta.

Durante a Semana Mundial das Hepatites, de 19 a 26 de maio, haverá diversos pontos gratuitos para teste de sangue, com resultados imediatos, em todo o território brasileiro. Para fazer o teste, basta procurar um posto de saúde e solicitar o exame de detecção das hepatites B e C.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dica de entrevista:

Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite
Assessoria de imprensa: Bansen & Associados Comunicação
Tel.: (0XX11) 5539-2344