
*Cerca de 160 milhões de pessoas fumam a erva hoje em dia!
O que é?
Um subproduto da Cannabis Sativa, feita das folhas e flores secas da planta. A substância química ativa é o THC (tetrahidrocanabinol). Os outros principais subprodutos são o haxixe, feito da resina e apresentado em blocos duros, e o óleo de haxixe.
Existem outras formas de uso, além de fumar?
Também pode ser misturada ao chá ou a alimentos.
O que a pessoa sente?
Fica-se fascinado por coisas, sons e gostos triviais. Eventos corriqueiros tornam-se engraçados ou interesantes. O tempo parece passar devagar e a pessoa sente muita sede e fome.
Quanto tempo a maconha leva para fazer efeito e quanto tempo ele dura?
Quando fumado, o THC entra rapidamente na corrente sanguínea e vai para o cérebro. O 'barato' surge em poucos minutos e pode durar até cinco horas. Quando ingerido, é absorvido devagar. O efeito pode levar até uma hora para começar, mas pode ficar por até 12 horas. Os Efeitos no pensamento e coordenação podem levar até 24 horar e algumas semanas na memória de curta duração.
O efeito é igual para todos?
A sensação pode ser influenciada pela hereditariedade, pela personalidade e pelas circunstâncias. Um estudo com gêmeos idênticos demonstrou que eles têm a probabilidade de responder igualmente à droga do que os não-idênticos, indicando uma base genética. Fatores psicológicos também podem condicionar o tipo de efeito.
Há perigo em fumar durante a gravidez?
O uso de drogas nessa fase pode prejudicar o desenvolvimento do feto. Apesar de um estudo com animais ter relacionado a maconha à perda do feto, dois estudos em humanos não detectaram essa associação. São necessárias mais pesquisas para entender as consequências. Os cientistas não têm certeza de que os efeitos da droga durante a gravidez persistam, mas como certas partes do cérebro continuam a se desenvolver na adolescência, alguns problemas podem aparecer nessa fase.
Pode causar dependência?
Não ná estudos que comprovem. O uso freqüente leva à tolerância (necessidade de cada vez mais doses para sentir o mesmo efeito), reversível após poucos dias sem usar.
Existe tratamento para a dependência?
São indicadas terapia comportamental e abordagens psicossociais. Também é fundamental a avaliação por um psiquiatra. Os estudos mostram que 70% a 90% dos dependentes químicos têm outra patologia psiquiátrica. Entre as mais comuns estão depressão, transtorno de défict de atenção e de personalidade. Doenças que, se não diagnosticadas e tratadas, dificultam muito sua recuperação.
Identificação do Usuário
Como sinais imediatos o branco dos olhos fica vermelho, a boca seca, o coração dispara, psicologicamente o usuário fica excitado e fisicamente, fica agitado, dando gargalhadas por qualquer motivo se a quantidade de THC for pequena. Mas com quantidade maior de THC (entre 3 e 5mg) ele fica 'chapado', com olhos mais parados, o piscar de olhos mais lentos, perdendo vivacidade, falando mais mole, não conseguindo entender bem o que se fala com ele, com pensamento lentificado etc. Alteram-se as noções de tempo e espaço, consequentemente de distância e velocidade. Alteram-se também as sensopercepções. Aumenta o apetite, não porque sinta fome, mas porque se estimula muito a vontade de comer, principalmente doces. A esse apetite se dá o nome de 'larica'. Todos esses efeitos duram, em média, de duas a quatro horas.
Como disfarces, usa colírios, balas de sabores fortes, perfume nos cabelos e nas mãos, ou amassam ervas com cheiro forte com as pontas dos dedos usadas antes para preparar o baseado; tapam a soleira das portas do quarto para a 'marofa' (fumaça da maconha) não escapar para o resto da casa, ligam ventiladores e abrem janelas, independentemente do clima e do tempo, ligam o chuveiro para produzir bastante vapor (a 'marofa' é eliminada pela janela com o vapor de água), acendem incensos, pulverizam perfumes e cheiros fortes.
Interferência na rotina do usuário:
Quando retoma suas atividades, quem usa maconha tende a ficar desatento, disperso e com dificuldade para realizar tarefas mais complexas ou para processar várias informações ao mesmo tempo. Esses efeitos podem acontecer também o usuário de final de semana e ainda com mais intensidade a quem consome um cigarro de marijuana todo dia. Segundo os médicos, a capacidade de concentração fica comprometida durante dois ou três dias posteriores ao uso. Quem consome três dias por semana, pelo menos, pode apresentar menor motivação no dia-a-dia.
A maconha leva ao consumo de outras drogas?
Não há comprovações, mas estudos de longo prazo mostraram que poucos jovens usam outras drogas sem experimentar maconha, cigarro ou álcool. Os estudos não explicam essa associação, mas evidências sugerem uma combinação de fatores biológicos, sociais e psicológicos. Cientistas estão examinando a hipótese de que usuários de longo prazo sofram alterações cerebrais que os tornem mais suscetíveis a se viciarem em outras drogas. A maioria dos usuários de maconha não passa a utilizar outras drogas.
Pode-se morrer de overdose?
Não há registros de mortes pela droga.
Qual a diferença entre legalização e descriminação?
Descriminalizar significa que o comércio não é permitido, mas o usuário não vai preso. Legalizar é liberar o comércio e a propaganda, mas não é sinonimo de uso livre.
O cigarro é menos prejudicial que a maconha?Quais são os usos medicinais?
O THC pode ser usado para tratar náuseas e vômitos que acompanham tratamentos contra o câncer e para tratar pacientes com Aids, pois a substância estimula a fome. Esses efeitos são obtidos com o uso da substância purificada (THC), e não quando a pessoa fuma a planta, expondo-se também às substâncias nocivas da fumaça, como o alcatrão.
O que acontece se for misturada a outras drogas?
Pode ser perigoso misturar a maconha com outras drogas, como álcool, ou medicamentos prescritos por médicos, pois seus efeitos podem ser potencializados.
Perigos:
A maconha pode provocar reações violentas de pânico e ansiedade depois de fumada.. Pesquisas científicas demonstram no homem, ou melhor, nas suas células reprodutoras, as seguintes alterações:
- Redução de seu número; diminuição da mobilidade; aparecimento de exemplares em formato anormal;
Trazendo, assim, dificuldades reprodutoras para o homem.
- Outras pesquisas indicam que a maconha pode reduzir a produção de hormônio masculino, a Testosterona, e gerar o aumento da mama do homem .
- Afeta ainda o crescimento nas pessoas jovens.
- A MACONHA poder estar Contaminada por um fungo chamado 'Aspergillus fumigatuz', causador da Aspergilose, que se manifesta através de febre, calafrios e choque.
- Pode gerar abscessos no cérebro, rins, baço, fígado, coração e tiróide, e capaz de provocar micose de epiderme e tumores no pulmão (câncer), fígado, meninge e coração.
- Quem fuma três cigarros de maconha por dia tem a mesma chance de ter câncer no pulmão de quem fuma 20 cigarros comuns.
- Reduz também a defesa do Organismo às doenças.
CONSEQUÊNCIAS DE LONGO PRAZO
Cérebro: Diminuição na motivação, concentração, memória e habilidade de aprender coisas novas (no caso de intoxicação intensa e prolongada). Pode desencadear problemas mentais preexistentes e algumas pessoas podem apresentar efeitos psicológicos.
Pulmões: Risco de desenvolver bronquite e outras doenças do sistema respiratório.
*Sistema Reprodutor: Diminuição na quantidade de esperma;
*Reversível após cerca de um mês de abstinência
SKANK:
Também conhecido como 'supermaconha', é cultivado em estufas com tecnologia hidropônica. Essa droga foi desenvolvida pela engenharia genética, com altíssimo teor de THC, tem alto custo e geralmente é importada da Europa.
Provoca fala em demasia, palidez, excitabilidade, risos ou depressão e sonolência, aumento de apetite por doces, olhos avermelhados, pupilas dilatadas, alucinações, distúrbios na percepção do tempo e do espaço. O skank pode ter até 17,5% de THC, enquanto a maconha pode ter até 2,5%. Portanto o poder entorpecente do skank, que também é fumado, é muito maior que o da maconha. Encontram-se nele todos os sinais provocados pelo THC, porém mais exacerbados.