MULHERES COM HIV DIZEM QUE FALTA ACONSELHAMENTO PARA PREVENÇÃO. CONSEQUÊNCIA DAS DST NESSE PÚBLICO É FOCO DE CONGRESSOS QUE COMEÇAM NESTA QUARTA-FEIRA





















18/05/2011 - 10h

As dificuldades de gestação e as mudanças no corpo por causa da lipodistrofia - acúmulo desigual de gordura - são questões que afetam fortemente as mulheres com HIV, segundo ativistas entrevistadas. O assunto será debatido durante o 8º Congresso da Sociedade Brasileira de DST, 4º Congresso Brasileiro de Aids e 1º Congresso da Associação Latino Americana e Caribenha Contra as DST, que começam nesta quarta-feira e seguem até o dia 21 em Curitiba (PR).

A pedagoga e integrante do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, Nair Brito, diz que as mulheres estão totalmente vulneráveis à coinfecção com outras doenças eà reinfecção pelo HIV. "Não existe aconselhamento eficiente de prevenção. Os serviços estão sucateados”, diz. “O que temos de efetivo é o fornecimento de antirretrovirais, nada mais que isso", critica.

Quem também revela queixas sobre aconselhamento é a psicóloga do GIV (Grupo de Incentivo à Vida) e professora do curso de obstetrícia da USP-Leste, Bete Franco. "Por meio de uma pesquisa de iniciação científica, uma aluna entrevistou mulheres logo após o parto delas. Algumas nem sabiam que haviam sido testadas para HIV", explica. "Tão importante quanto fazer o exame é aconselhar as mulheres a se prevenirem", conta. A pesquisa foi realizada pela estudante Amanda Reis em 4 hospitais e 141 maternidades da zona Leste de São Paulo.

Para a ativista Jenice Pizão, que já foi assessora técnica da Unidade de Articulação com a Sociedade Civil e de Direitos Humanos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, existe muita teoria e pouca prática do poder público. “Apesar de haver, por exemplo, orientações do Ministério da Saúde sobre tratamento para lipodistrofia, o que acontece na prática é apenas a cirurgia de reparação facial”, diz.

Outra ação que "não acontece", na avaliação de Jenice, é a reprodução assistida para casais sorodiscordantes ou soropositivos. "No Estado de São Paulo existe esse serviço, mas no restante do Brasil a situação é bem mais difícil".

Sobre os congressos

Os eventos que serão realizados esta semana em Curitiba têm organização da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. O objetivo principal é divulgar aos profissionais da saúde do Brasil o que há de mais atual em prevenção, diagnóstico e tratamento de DST, HIV e aids. O programa dos eventos também irá sugerir ações para implementar o combate à epidemia.

A Agência de Notícias da Aids acompanhará o evento com apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Fábio Serrato

Dica de Entrevista

Nair brito:
brito.nair@gmail.com

Bete Franco
GIV
Tel.: (0XX11) 5084-0255 / 5084-7465

Jenice Pizão
Tel.: (0XX19) 9146-2558