O QUE VOCÊ PRECISA SABER...
















Corrimento, Camisinha, Doenças Sexualmente Transmissíveis


1. O que é corrimento vaginal?
É a eliminação de secreção vaginal de forma excessiva, podendo trazer desconforto. Pode vir acompanhado de coceira ou irritação e ter ou não cheiro desagradável. É a queixa mais comum nos consultórios ginecológicos.
2. Como se desenvolve?
Surge a partir de uma mudança na flora vaginal (conjunto de bactérias presentes normalmente na vagina). Pode ser provocado por causas diversas, como a baixa de resistência do organismo, quando micro-organismos oportunistas chegam a desenvolver infecções. Também surge durante a gravidez devido às mudanças hormonais que modificam a acidez vaginal, facilitando a contaminação.
3. É normal? Quando se deve ficar preocupada?
É considerado comum, não normal, pois gera mal-estar acompanhado de prurido (irritação da pele), ardor, odor desagradável, dor para urinar e dor durante a relação sexual. Deve ser tratado sempre que provocar prejuízo na qualidade de vida da mulher.
4. É contagioso?
Não, mas algumas doenças de transmissão sexual produzem os mesmos sintomas e são contagiosas, como gonorreia e clamídia. Assim só o médico pode identificá-las.
5. Há diferentes tipos de corrimentos? Quais os mais comuns?
São vários. O mais comum é causado por fungos e recebe o nome de CANDIDÍASE. Esse tipo provoca corrimento espesso, tipo nata de leite. Há também o que é provocado pela bactéria Gardnerella, que causa a chamada vaginose bacteriana.
6. A partir de que idade surge esse tipo de problema?
Pode ocorrer em qualquer idade, de crianças a idosas, sendo mais frequente durante a idade reprodutiva da mulher. Na infância, esta mais ligada à falta de higiene adequada pela maneira incorreta de se limpar depois de evacuar. Já na menopausa é consequência do desequilíbrio hormonal que compromete a defesa vaginal favorecendo a ocorrência de infecções.
7. Como é identificado? Qual o tratamento?
O médico consegue identificar o tipo de corrimento durante exame no consultório que pode ser confirmado por testes diretos da secreção vaginal ou ainda por meio de exames específicos em laboratório de análises clínicas, de acordo com a necessidade. O tratamento utiliza antibiótico ou antifúngico local ou sistêmico (creme aplicado na vagina ou via oral), conforme cada caso.
8. A mulher passa a doença para o homem na relação sexual? O que ele deve fazer?
Não há consenso nisso. Em alguns casos sim, em outros não. Só o médico pode avaliar e decidir se o parceiro também deverá fazer o tratamento prescrito para a mulher.
9. Qual a melhor calcinha para evitar esse problema?
O ideal é a de algodão porque absorve a umidade natural evitando irritações crônicas que tecidos como renda ou lycra produzem no genital da mulher. A CANDIDÍASE aparece quando a área genital está quente, úmida e pouco ventilada. Também se deve evitar o uso constante de absorventes e aplicação de amaciantes em roupas íntimas.
10. Menino enfrenta problema semelhante? O que significa se sair alguma secreção no pênis?
O homem pode desenvolver tipos de infecção peniana que se manifestam por meio de secreção purulenta e ardor ao urinar. Pode contaminar ou ser contaminado durante a relação sexual, devendo consultar o médico quando perceber algo anormal. Por isso, CAMISINHA é indispensável.


DIÁRIO DO GRANDE ABC - SP |
http://www.soropositivo.org/